PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 30457 > ANIVERSÁRIO SERVIçO REGIONAL DE PROTEçãO AO VOO DE SãO PAULO CELEBRA 70 ANOS DE EXISTêNCIA

ANIVERSÁRIO

Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo celebra 70 anos de existência

Publicado: 2017-06-29 14:06:08
Conhecido como berço do controle radar brasileiro, órgão homenageou militares e civis

O SRPV-SP controla aproximadamente um milhão de voos por ano

O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) celebrou 70 anos de sua criação em cerimônia militar na última terça-feira (27/06). A organização, subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e conhecida por ser pioneira no controle radar no espaço aéreo brasileiro, homenageou militares e civis que atuam em prol da segurança e fluidez da área de sua responsabilidade.

O SRPV-SP gerencia a área mais movimentada do espaço aéreo brasileiro: terminais São Paulo e Rio de Janeiro, controlando aproximadamente 1 milhão de voos por ano. Para o chefe do SRPV-SP, Coronel Eduardo Wanderley Mano Sanches, a organização conta com um efetivo dedicado e a colaboração constante de diversas instituições. “Mantemos um estreito relacionamento com players que fazem parte da comunidade aeronáutica, cuja contribuição é essencial para o transporte com segurança de cerca de 100 milhões de passageiros por ano”, ressaltou o Coronel Sanches.

Novos Membros Honorários da FABDurante a solenidade, foi concedido o Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB): ao gerente da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) Guarulhos, Aderlei Nunes de Lima; ao gerente da EPTA Santos Dumont, José Roberto dos Santos; ao piloto civil Oswalte de Castro Alves; e ao vice-presidente de Operações da Gol Linhas Aéreas, Sérgio Quito. Vinte e dois militares foram agraciados com medalhas militares, quatro civis e militares receberam a Menção Destaque Controle do Espaço Aéreo no grau Ouro, que marca a contribuição ao DECEA por mais de trinta anos.

Nos seus 70 anos de existência, passaram pela chefia da organização 38 oficiais da FAB. Para o Coronel Reformado Judimar das Chagas, chefe do SRPV-SP entre 1984 e 1985, a entidade é marcada pelo entusiasmo de seus servidores. “Fui chefe do SRPV-SP numa época de grandes transformações no Sistema de Proteção ao Voo e foi um período de intenso aprendizado profissional, fortalecimento do meu caráter, na crença no valor do brasileiro e na importância da Pátria”, lembrou. Os ex-chefes presentes na cerimônia, Brigadeiro do Ar Frederico José Moretti da Silveira, Brigadeiro Reformado José Flavio Celestino, Coronel Cesar Augusto Borges Tuna e Coronel Jarbas de Oliveira Pinto foram homenageados com moedas comemorativas dos 70 anos do SRPV-SP.

Entrega do Prêmio ASOCEA de Segurança Operacional ao DTCEA-MTPrêmio ASOCEA 

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Campo de Marte (DTCEA-MT), organização subordinada ao SRPV-SP, foi agraciada com o Prêmio da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA) como reconhecimento por ter atingido um expressivo grau de conformidade com as normas de segurança operacional do DECEA. O Prêmio foi entregue pelo chefe da ASOCEA e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe.